Todos nós conhecemos o Pai Natal figura tipica e que aparece principalmente no Natal, associado ao senhor que vive na Lapónia e que traz os presentes aos meninos bem comportados na noite de 24 para 25 de Dezembro,tudo isto já sabemos mas será que sabemos a verdadeira história do Pai Natal, as origens deste senhor de barbas brancas vamos lá descobrir.
Conta a história que já no início do cristianismo já era venerado por salvar marinheiros das tempestades, crianças, e por dar prendas aos pobres,como esta mil e uma histórias duvidosas foram contadas ao longo dos tempos a verdade é que a história se espalhou pela Europa caracterinzando-o como o tradicional e generoso «dador» de prendas.
A festa do Pai Natal também conhecido por S. Nicolau, era originalmente celebrada a 6 de Dezembro, nesse dia eram entregues os presentes.Depois da Reforma Cristã, os Protestantes alemães encorajaram a veneração do Christkind (Menino Jesus) como o dador de prendas, no seu próprio dia festivo, o 25 de Dezembro. Mas a lenda de Nicolau prevaleceu e ficou para sempre ligada ao Natal.
Esta é a origem da lenda, mas também há as origens Americanas.
A origem americanateve inspiração e nome da lenda Holandesa Sinterklaas, por volta de 1773,apareceu na imprensa americana o nome de "St.A Claus", no entanto foi o popular escritor Washington Irving que deu aos americanos os primeiros detalhes da versão holandesa de S. Nicolau na sua "História de Nova Iorque" publicado em 1809, Irving descreveu a chegada do Pai Natal a cavalo, mas tal como Irving outros escreveram varias textos e até poemas, o escritor Clement Clarke Moore escreveu " The Night Before Christmas" nela incluiu detalhes como o nome das renas, o riso do Pai Natal,acenos de cabeça, piscar olhos, e a forma como sobe e desce pela chaminé.
Até que em 1931 foram feitas representações para a conhecida marca Coca-Cola pondo de parte a veesão de Moore, na altura a marca queria apenas aumentar as vendas durante o Inverno uma vez que nessa altura do ano havia uma grande queda na venda dos refrigerantes, e com a ajuda de um conhecido ilustrador da época chamado Haddon Sundblom, recriaram e renovaram a antiga e tristonha imagem do Pai Natal, transformando-o numa versão "rechunchuda" e colorida, vestido de vermelho...
E foi assim que se chegou a imagem do Pai Natal que hoje conhecemos, o senhor que distribui os presentes as crianças que se portaram bem durante o ano, deixando muitas delas completamente vidradas no Pai Natal a espera que chegue o dia 24 para irem a árvore de Natal buscar os presentes, e foi assim que nasceu o Pai Natal.
Catarina Castro
0 comentários:
Enviar um comentário